Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Desafios da gestão de pessoas nas organizações públicas é tema de palestra na Enap

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2016, 17h54 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2016, 17h54 | Acessos: 3055 Imprimir

A gestão de pessoas e o seu alinhamento com os objetivos estratégicos da organização pública e as políticas de desenvolvimento de pessoas foram tema de palestra na noite desta quinta-feira (5). A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveram a palestra Desafios para a Elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Servidores, ministrada pelo Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e diretor de Desenvolvimento Gerencial da Enap, Paulo Marques.

Com participação de pesquisadores e estudantes de gestão pública, servidores e público em geral,  a atividade – que fez parte do Ciclo de Palestras de Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas – possibilitou o compartilhamento de conceitos e desafios envolvendo a gestão de pessoas nas organizações públicas, assim como as práticas e melhorias na legislação vigente.

Para Paulo Marques, é preciso discutir os desafios que envolvem o desenvolvimento dos servidores, a fim de se promover uma administração pública mais moderna, menos burocrática e que estabeleça um diálogo entre os servidores e os cidadãos.  E afirmou: "as instituições precisam ter seus objetivos estratégicos muito bem definidos, para direcionar as oportunidades de aperfeiçoamento e de capacitação dos seus servidores".

De acordo com o palestrante, o servidor precisa construir trajetórias formativas e itinerárias educacionais,  em um contexto de formação que integre seus conhecimentos e sua realidade de trabalho, para que aliado às suas habilidades e atitudes, tenha sua atuação potencializada. "É importante que se estabeleça uma política de desenvolvimento permanente do servidor público, que tenha como foco a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos", completou o diretor da Enap.

Desafios da gestão de pessoas nas organizações públicas é tema de palestra na Enap

Fim do conteúdo da página