Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Trilha para Multiplicadores

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 03h50 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 10h33 | Acessos: 18497 Imprimir

A necessidade de capacitação dos servidores dos órgãos e entidades que operam transferências de recursos da União fez com que o então Ministério do Planejamento constituísse, em 2015, a Rede Siconv, hoje Rede +Brasil (Portaria nº 33, de 22 de janeiro de 2020), tendo como parceiros a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, os estados e Distrito Federal, entre outros. Um dos principais objetivos da Rede é promover a interação e troca de conhecimentos e experiências entre os participantes por meio da disponibilização de cursos, nas modalidades presencial e à distância, referentes aos fundamentos das transferências de recursos da União.

A Secretaria de Gestão do agora Ministério da Economia é responsável por coordenar o projeto e formar os multiplicadores. Enquanto a ENAP disponibiliza a infraestrutura de EaD e as salas para os cursos presencias, os estados, municípios e organizações da sociedade civil executam as políticas implementadas pela Rede e indicam seus colaboradores para participarem dos cursos.

A formação de multiplicadores é um dos principais focos da Rede +Brasil, como forma de descentralizar as capacitações e ampliá-las. A intenção é formar um círculo virtuoso que possibilite o compartilhamento do aprendizado pelo multiplicador para o maior número possível de “usuários” do sistema.

Atendendo essa necessidade, foram criadas as trilhas de ensino, que são formadas por cursos indispensáveis à obtenção de certificação, emitida pelo Ministério da Economia, aos profissionais capacitados que atuarão como multiplicadores da Rede +Brasil.

O multiplicador deverá cumprir a trilha de ensino, realizando em tempos distintos os cursos propostos, de forma presencial e à distância, que tratam de temas relativos à gestão dos recursos públicos.

A indicação do multiplicador para a trilha de ensino deve atender aos requisitos dispostos nas ementas de cada curso e, no caso dos cursos presenciais, essa indicação deve ser realizada pelo Coordenador(a) da Unidade Gestora Estadual e/ou Concedentes participantes da Rede +Brasil.

 

MULTIPLICADORES PLATAFORMA +BRASIL - TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS:

O interessado em se tornar um multiplicador da Plataforma +Brasil - Módulo de Transferências Voluntárias, deverá cumprir a Trilha de Ensino específica e conforme o nível que pretende cursar.

Pré-requisitos:

- Módulo A presencial: deve-se comprovar a conclusão do Nível 1 EaD da Trilha;

- Módulo B presencial: é necessária a comprovação do Nível 2 EaD da Trilha, além do certificado presencial Módulo A.

 

Trilha de Ensino para Multiplicadores - Plataforma +Brasil - Transferências Voluntárias

Níveis

Cursos

Modalidade

Link

Nível 1 Básico em Orçamento Público EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/115
Elaboração de Projetos Sociais* EaD https://www.egp.ce.gov.br/
Logística de Suprimentos - Lei nº 8666/93, Pregão e Registro de Preços EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/24
SICONV para Convenentes 1 EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/57
SICONV para Convenentes 2 EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/58
SICONV para Convenentes 3 EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/59
Módulo A - Atos Preparatórios e Execução Presencial ME e Enap
Nível 2 Fundamentos de Convênios com uso do SICONV                                      EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/282
Introdução à Gestão de Projetos                              EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/104
Introdução à Gestão de Processos EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/106
SICONV para Convenentes 4 EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/60
SICONV para Convenentes 5 EaD https://www.escolavirtual.gov.br/curso/61
Módulo B - Execução e Prestação de Contas Presencial ME e ENAP

* Curso Sugerido/Não Obrigatório

Para receber a certificação de Profissional Capacitado, o responsável pelo parceiro da Rede +Brasil, deverá cadastrar o Multiplicador no Sistema de Gestão da Rede +Brasil, através do menu: Gerenciar Parceiros/Adicionar Multiplicador. Após este passo, o próprio multiplicador irá entrar no sistema e cadastrar seus certificados, através do menu: Multiplicador/Solicitar Comprovação de Certificação, onde deverá preencher os dados solicitados e anexar os certificados dos cursos realizados da Trilha de Ensino.

O Departamento de Transferências da União, irá homologar os certificados e incluir o nome do multiplicador na lista de Profissionais Capacitados do portal, conforme nível comprovado.

A primeira Certificação do Multiplicador é válida por 12 meses a partir do último certificado apresentado de cada Nível da Trilha de Ensino. Sua renovação se dará com a comprovação de no mínimo 72 horas/aula ministradas, de forma gratuita, nos moldes previstos no Art. 11, §2º da IN SEGES nº 1, de 16 de fevereiro de 2017. A comprovação será feita no Sistema de Gestão da Rede +Brasil através do menu: Multiplicador/Solicitar Comprovação de Certificação/Tipo Realizada.

A trilha poderá ter cursos acrescentados e/ou substituídos, sendo exigíveis de imediato para os multiplicadores em formação, e para os multiplicadores certificados será exigido na próxima renovação do certificado.

 

MULTIPLICADORES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO DAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO - MEG-Tr:

Pré-requisito:

Para participar do curso presencial, é necessária a comprovação de conclusão dos cursos EaD previstos na trilha de multiplicadores, descritos abaixo:

 

Trilha de Ensino para Multiplicadores - Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União -MEG-Tr

Curso
Link
Modelo de Excelência em Gestão dos Órgãos e Entidades que Operam Transferências da União – MEG-Tr https://www.escolavirtual.gov.br/curso/213
Planejamento para Implementação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União https://www.escolavirtual.gov.br/curso/246

Aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União – IMG-TR

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/256

Plano de Melhoria da Gestão das Transferências da União

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/272

Validação da aplicação do IMG-Tr 100 PONTOS*

Em breve
Fim do conteúdo da página