Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Apresentação Mapa das OSCs por região e estados da Federação
Início do conteúdo da página

Alagoas realiza I Semana das Transferências da União

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 16h31 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 17h56 | Acessos: 186 Imprimir
REDE +BRASIL

Na última semana de janeiro, ocorreu em Maceió/AL a I Semana das Transferências da União. Evento realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos - AMA, entidade parceira da Rede +Brasil. Nesse espaço foram debatidas diversas informações relativas às transferências de recursos públicos visando a capacitar gestores de  vários municípios de Alagoas.  A abertura, realizada na segunda-feira (26), contou com a presença da Prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira. A Prefeita ressaltou a importância de oportunidades como essa para trazer mais eficiência aos processos de transferências de recursos públicos. Também participaram da abertura representantes do Ministério da Economia, da Presidência da República, do Governo de Alagoas, da Confederação Nacional dos Municípios e da Caixa Econômica Federal.

 ALAGOAS 1

Foram 7 dias de capacitação nas mais variadas temáticas relativas às Transferências da União. As capacitações foram destinadas a prefeitos, secretários, operadores da Plataforma +Brasil – GMCs, servidores públicos municipais das áreas de contratos e de projetos, membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio, procuradores, contadores, engenheiros, entre outros.

Foi ofertado curso prático em pregão eletrônico e cursos presenciais dos módulos da Plataforma +Brasil, voltados para a formação de multiplicadores. Outro tema fundamental referiu-se à Instrução Normativa nº 5/2019, que estabeleceu prazos para a aplicação das práticas de governança e gestão dos processos dos órgãos que operam recursos da União. Nessa fase em que os municípios se preparam para aplicar o Modelo de Excelência em Gestão - MEG Tr, foi de suma importância a oferta da capacitação.

"Queremos manter essa relação próxima com o Ministério da Economia e continuar com a parceria com a CNM”, salientou Pedro Ferro, gerente de Apoio Institucional da AMA. A Rede +Brasil do Ministério da Economia incentiva a realização de eventos como esse e exalta a atuação do Coordenador municipal da Rede +Brasil, Francisco Monteiro, pela iniciativa. Apenas dessa forma é possível trazer fluidez ao diálogo entre os atores, recurso essencial para a promoção do engajamento, da melhoria e do aumento da eficiência dos processos de transferências, e desenvolver soluções pensadas colaborativamente para se avançar na agenda da excelência em​ gestão pública. 

Quer conhecer mais sobre a Rede +Brasil, clique aqui.

ALAGOAS_2.jpg  ALAGOAS_3.jpg

Fim do conteúdo da página