Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Governo de SC realiza Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +BRASIL

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 11h37 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 17h16 | Acessos: 884 Imprimir
Notícias

Nos dias 25 e 26 de junho foi realizado o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +BRASIL - etapa Santa Catarina, evento promovido por meio de uma parceria entre Ministério da Economia e o Governo de Santa Catarina, cujo objetivo é a integração entre os parceiros da Rede +BRASIL, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão.

No dia 25, foi realizada reunião entre representantes dos órgãos do executivo e de controle das esferas federal, estadual e municipal. O objetivo desse encontro é fortalecer o diálogo e a integração entre os órgãos.

No dia 26, gestores estaduais e municipais, profissionais que atuam com transferências de recursos da União e órgãos de controle tiveram a oportunidade de debater sobre transparência, racionalidade dos gastos e demais assuntos afetos ao tema. No encontro, o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, falou sobre a importância da atuação da Rede +BRASIL para o desenvolvimento do Estado.

O Fórum pretende debater caminhos para melhorar a gestão dos recursos, dar maior transparência ao uso do dinheiro público e ter mais efetividade nas políticas públicas implementadas com verba da União.

“Esse evento é fundamental para o desenvolvimento da captação de recursos em Santa Catarina, tanto para o acompanhamento das ações quanto da aplicação dos recursos e transferências”, afirmou a diretora do Departamento de Transferências da União do Ministério da Economia, Deborah Arôxa.

2019 06 26 Forum MEG Tr SC Foto 1
Abertura do Fórum, dia 26 de junho, no Teatro Pedro Ivo Campos/SC.

Assinatura de compromisso para implantação do Modelo de Excelência em Gestão em Santa Catarina

O governador Carlos Moisés assinou, digitalmente, na manhã da quarta-feira, 26, uma ampliação do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Economia, para implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União nos Órgãos de Santa Catarina. A assinatura foi realizada durante o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil.

“Esse evento é importante porque promove a capacitação dos nossos profissionais para a transferência e a captação de recursos públicos da União. A integridade, a velocidade na prestação de contas e o bom emprego do dinheiro público são princípios que norteiam o nosso governo. Essas questões são fundamentais para melhorar a entrega para o cidadão”, destacou o governador.

2019 06 26 Forum MEG Tr SC Foto 2
Governador Carlos Moisés

Embora Santa Catarina seja o sétimo Estado em contribuição com arrecadação de tributos no país, segundo o Governo estadual, o Estado figura apenas como 26º no recebimento de transferências constitucionais da União. Para a secretária adjunta da Fazenda, Michele Patricia Roncalio, é importante fortalecer a busca por convênios e parcerias para ampliar a captação de recursos. “O evento de hoje vem fortalecer a parceria que já existe entre estado e municípios na captação de recursos federais e transferências voluntárias, incluindo os órgãos de controle e repassadores, como a Caixa, no sentido de melhorar ainda mais a gestão desses recursos. Santa Catarina já é referência nacional na aplicação de recursos da União, principalmente os municípios, mas ainda temos que fortalecer a captação do Estado”, acrescentou.

Curso de Multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão

Simultaneamente à realização do Fórum, ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de junho, o Curso de Multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, ministrado pelo Ministério da Economia, que tem como objetivo formar multiplicadores para capacitar e aplicar o Modelo de Excelência em Gestão nos órgãos que operam transferências da União.

A expectativa é que, com a aplicação do Modelo, seja possível auxiliar na gestão organizacional através da integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Fotos: Cristiano Estrela / Secom SC

Fim do conteúdo da página